Home > Ciência | Diversos > Uma nova conquista do espaço

Uma nova conquista do espaço

Sabe aqueles raros momentos em que você vê a História acontecendo ao vivo?? Pois é. Hoje foi um desses dias. Precisamente às 04:44 horário de Brasília, decolou da base de Cabo Canaveral,  nos EUA,  o foguete Falcon 9 com a cápsula Dragon, rumo a Estação Estacial Internacional. Você deve se perguntar: “Qual a novidade nisso? Os russos fazem toda hora!!”.  A novidade é que, pela primeira vez na história, uma empresa privada, projetou, construiu, lançou, e irá acoplar com a ISS. Considerando que dá pra contar nos dedos da mão do Lula o número de governos que fazem isso (EUA, Rússia e China – Europa e Japão laçam veículos pra ISS, mas eles queimam na reentrada), é algo muito impressionante, e inaugura uma nova era na exploração do espaço. Mas quem é que está querendo fazer essa coisa toda?

Decolagem do Falcon 9 com a capsula Dragon (Foto: John Raoux / AP Photo)

A empresa responsável pelo lançamento de hoje se chama SpaceX. Ela foi fundada em 2002 pelo empresário sul-africano naturalizado americano Elon Musk. Não lembra desse nome? Ele é um dos fundadores do PayPal, além de ter criado a Tesla Motors, empresa que criou o primeiro carro elétrico viável da história. Musk, igual a esse que vos escreve, sempre foi um entusiasta da exploração espacial. Depois de ter ficado milionário com o PayPal, e principalmente com a venda dele, decidiu investir $100 milhões de dólares do próprio bolso na criação de uma empresa que pudesse construir e lançar um foguete e nave do zero. O primeiro a sair do chão foi o Falcon 1, em 2006. Mas como a ciência de foguetes é algo extremamente complexo e perigoso (quem diga o pessoal de Alcântara), esse voo e os outros dois seguintes não atingiram sucesso. Mas como diria o outro, “eu sou americano e não desisto nunca”, eles conseguiram realizar dois lançamentos bem sucedidos e começaram a desenvolver o veículo mais potente que levaria a tal cápsula. Em junho de 2010 ocorreu o primeiro lançamento do Falcon 9, e colocou em órbita uma uma carga de testes. Em dezembro do mesmo ano, foi lançado o segundo Falcon 9, mas dessa vez com o primeiro protótipo da Dragon, nave que pode levar tanto carga pra ISS ou até 7 astronautas a bordo. Mais uma vez, voo foi um sucesso, e pavimentou o caminho para o voo que aconteceu hoje.

Animação da Dragon sendo capturada pelo Canadarm2, na ISS

Como todos sabem, depois do acidente do ônibus espacial Columbia, em 2003, a administração Bush (não a Obama, como andam falando por aí) decidiu aposentar os 3 ônibus restantes, pois o programa já estava caro e perigoso demais. Em 2004 a Nasa anunciou o programa Constellation, que tinha como objetivo construir 2 novos veículos lançadores, voltar até a Lua e ir a Marte. Sai Bush, entra Obama, e o governo percebeu que o Constellation estava muito atrasado, sem objetivos e super faturado. Então o congresso americano definiu uma nova política espacial: os voos de transporte de carga e tripulação pra ISS ficariam nas mãos da iniciativa privada, e missões além da órbita terrestre ficariam pra Nasa. Desde então, os ônibus espaciais foram realmente aposentados, a Nasa anunciou o Space Launch System (que se realmente sair do papel será incrível!), a Soyuz ainda é a única maneira de acesso a ISS, e agora o primeiro voo de carga da Dragon, que permite muitas outras possibilidades…

Vai querer uma passagem???

Com capacidade para até 7 pessoas e com um preço muito menor do que qualquer um que já foi praticado, o turismo espacial pode se tornar um negócio muito lucrativo, não só pra Dragon da SpaceX, mas as várias outras companhias que estão entrando nesse ramo de negócio. Aí sim, a Nasa pode relaxar um pouco da trava que era levar gente pra ISS, e focar nas missões de pouso em um asteroide ou em Marte.

 

 

 

Vídeo completo do lançamento do Falcon 9:

Enquanto isso no Brasil, ficamos deitados, eternamente em berço esplêndido…

, , , , ,

Comments (Close):2

Leave a Reply
  1. Minea Nunes 12/05/23

    É bom que o Brasil não tente mesmo, não consegue nem lidar com a obra da Copa…
    ;/

    • Leandro 12/05/26

      sou obrigado a concordar…

TOP
Plugin dos mesmos criadores deBrindes :: More at PlulzWordpress Plugins

Switch to our mobile site