Home > Diversos | Filosofia > Não foi acidente!

Não foi acidente!

Sabe o que acontece quando se mistura bebida alcoólica com direção?

Os riscos de beber e dirigir

Os riscos de beber e dirigir

O Brasil gasta R$ 8 bilhões por ano com acidentes de trânsito, onde mais da metade é causada pelo consumo de álcool. Acidentes tão graves quanto o que causou a destruição do carro na foto acima são a principal causa da morte de crianças até 14 anos no Brasil.

O que é feito para punir quem bebe e dirige? Nada. Uma pessoa pode encher a cara de cachaça, dirigir, causar um acidente gravíssimo, matar inocentes e ainda se recusar a fazer o teste do bafômetro, já que nossa constituição (que, cá entre nós, precisa de uma reforma urgente) diz que uma pessoa não pode ser obrigada a produzir prova contra si mesma.

Com isso, o condutor que causou o acidente e matou uma pessoa poderá pegar (se for condenado) até 4 anos de prisão. Pena que pode ser convertida em prestação de serviços, ou seja, ele não será punido pelo homicídio que cometeu, quando, ao beber e dirigir, assumiu o risco de matar.

Foi para acabar com essa impunidade da pseudo lei seca de nosso país que foi criado o movimento “Não foi acidente”. Seu objetivo é enviar ao congresso uma petição com 1.300.000 assinaturas pedindo para que sejam feitas mudanças nas leis de trânsito, cujas mais significativas são:

  • O exame de sangue (ou bafômetro) não seria mais necessário, pois, com a análise clínica de um médico legista ou de alguém que tenha fé pública já poderia ser aferido a embriaguez. Neste caso, o condutor poderia usar o bafômetro a seu favor, se interessado;
  • O crime de trânsito continuaria como homicídio culposo, porém, a pena seria aumentada caso fosse provada a embriaguez do motorista (de 5 a 9 anos de reclusão);
  • Mesmo que não houver homicídio a pena seria aumentada quando provado a embriaguez do condutor do veículo.

No próprio site da campanha você pode ter mais detalhes sobre o projeto de lei que o movimento pretende aprovar.

Colabore você também com o movimento que busca trazer paz no trânsito e assine a petição on-line.

 Não espere acontecer com você.

, , , ,

Comments are closed.

TOP
Plugin dos mesmos criadores deBrindes :: More at PlulzWordpress Plugins

Switch to our mobile site