Happy Birthday e Feliz dia da Toalha

 

O Boteco Geek tem a honra de comemorar seu aniversário no Dia da Toalha, então, como post de comemoração resolvi explicar um pouco melhor a origem deste dia em que aqueles que comemoram passam o dia carregando uma toalha (e se você leu os livros, provavelmente tenha alguma de reserva sempre consigo hehe).

Para quem não sabe o Dia da Toalha tem por ideia homenagear o gênio Douglas Noël Adams, que escreveu a famosa série o Guia do Mochileiro das Galáxias. Após sua Morte em 2001, fãs do mundo inteiro resolveram homenagear o autor de alguma forma, então se basearam na sua obra mais célebre, já citada anteriormente, e pegaram o elemento mais citado ao longo da série, a toalha, e assim, criaram o Dia da Toalha. Originalmente a data era para ser comemorada dia6 de Julho, 42 (outra marca dos livros) dias após sua morte, mas isso não funcionou, e a data ficou como dia 25/05 mesmo.

Então falemos um pouco mais sobre o escritor e sua obra.

Douglas Adams foi um dos roteiristas de Dr. Who, um ambientalista, e grande apaixonado por Macintosh’s (será que é por isso que eu sempre Imagino o Guia como quase um Ipad? õ.Ô), câmeras, e carros possantes. Ele morreu antes de concluir  seu último livro, The Salmon Of Doubt, que provavelmente seria o 6° livro da série.

A princípio, “The Hitchhiker’s Guide to the Galaxy” foi uma série de rádio transmitida na estação 4 da rede BBC em 1978, e posteriormente se tornou uma série de cinco livros. Nos livros a estória foi estendida e modificada em alguns pontos, como no caso do pior poema de todos os tempos citado no livro como sendo uma obra de Paula Nancy Millstone Jennings; na verdade o nome foi alterado para não gerar problemas, mas na série de rádio, o nome citado foi de Paul Neil Milne Johnstone, uma pessoa real, que realmente escreveu alguns poemas…

clique para ampliar

The Hitchhiker’s Guide to the Galaxy” foi reproduzido em diferenteds mídias, como teatro, rádio, livros e até mesmo cinema e televisão. A série de televisão pode ser facilmente encontrada no You Tube. Quanto ao filme, houveram duas tentativas em sua produção, a primeira não deu certo, sendo abandonado na época e os envolvidos no projeto participando de Os Caça-fantasmas. Só em 2001 o projeto foi retomado contando com a participação do ator Simon Jones, que interpretou Arthur Dent na série de rádio e televisiva,no papel de Slartibartfast, um engenheiro responsável pela contrução de planetas sob encomenda; e também contaram com o próprio Douglas Adams como produtor, porém este morreu andes do projeto ser concluído e como homenagem, sua face aparece como a última transformação da nave “Coração de Ouro” no fim do filme.A música que aparece no início do filme, é a mesma que encerrava a série no rádio.


Bem, você deve estar se perguntando o que tem de mais nesses livros para fazer tanto sucesso, eu lhe respondo, várias coisas, como o simples fato de qualquer expectativa criada sobre como um livro do gênero deveria ser quebrada ao longo do desenvolver da trama, personagens viertidíssimos, malucos, completamente pirados eu diria, e histórias mais sem sentido ainda, que proporciona uma boa diversão. Os personagens mais importantes são: Arthur Dent, o protagonista, que era um simples britânico, comum, pacato e chato, que vê sua vida dar uma volta de 180° de um momento para o outro, quando passa da preocupação de sua casa ser demolida para um desvio desnecessário ser contruído, para o fato da Terra ter sido demolida justamente pelo mesmo propósito. Arthur foi salvo por seu melhor amigo, Ford Prefect, um alienígena que vive há 15 anos disfarçado na Tera como um ator desempregado, quando na verdade ele é o autor do livro de maior sucesso no Universo, o “Guia do Mochileiro das Galáxias”. Durante a aventura espacial então iniciada, eles se encontram com Zaphod Beeblebrox e Trillian, um semi primo de Ford (pois possuem 3 das mesmas mães em comum) e outra humana que já estava em uma viagem pelo Universo antes da Terra ser explodida. Além deles, o personagem que talvez tenha o maior sucesso dentre todos é o querido Marvin, um robô depressivo, que tem um Q.I. De 161612 , ou seja, 30 milhões de vezes mais inteligente que um colchão; Marvin é 37 vezes mais velho que o próprio universo devido a confusões envolvendo viagens temporais. Ao longo do desenvolver, os personagens procuram a resposta para a pergunta: “Qual a questão fundamental?” pois a resposta para a existência da vida, do universo e tudo mais já foi encontrada e é 42, mas a pergunta só será entendida quando a pergunta certa for encontrada e é nisso que tudo se baseia.

Segundo uma teoria citada no livro, se a complexidade do universo for resolvida, este deixa instantâneamente de existir e algo mais complexo e ainda mais inexplicável surge no lugar, há uma outra teoria que afirma que isso já aconteceu. São cinco Livros escritos por Adams e um sexto escrito por um outro autor como uma continuação da série e são eles:

  • O Guia do Mochileiro das Galáxias (The Hitchhiker’s Guide to the Galaxy)
  • O Restaurante no Fim do Universo (The Restaurant at the End of the Universe)
  • A Vida, o Universo e Tudo Mais (Life, the Universe and Everything)
  • Até mais, e Obrigado pelos Peixes! (So Long, and Thanks For All the Fish)
  • Praticamente Inofensiva (Mostly Harmless)
  • And Another Thing…(E tem outra coisa…) do outro autor.

Enfim, nesta série Adams soube muito bem como prender a atenção do leitor com um humor incrível, no sense, que tem várias críticas à governos, problemas ambientais e etc.

Considerações finais: se você ainda não leu o livro, leia! Pincipalmente se quer ver o filme, pois neste houve muuuuuitas mudanças na história; tenha sempre uma toalha consigo, e 42 é a resposta! huehauea.

Se você comemorar o Dia da Toalha, tire uma foto e compartilhe conosco!

Até mais, e obrigada pelos peixes.

, , , , , , ,

Comments (Close):2

Leave a Reply
  1. Leandro 12/05/25

    Douglas Adams participou do álbum The Division Bell, da banda Pink Floyd e isso é citado em seus livros…

  2. Abrahão 12/05/25

    25 de maio, dia do Orgulho Nerd. Quer ganhar uma toalha exclusiva do Guia do Mochileiro?

    http://www.pixelcoffee.com.br/promocao-dia-da-toalha-com-pixel-coffee/

TOP
Plugin dos mesmos criadores deBrindes :: More at PlulzWordpress Plugins