Home > Diversos > Feliz dia do Otaku

Feliz dia do Otaku

Tinha preparado um post pra ontem, porque era dia do otaku, mas por problemas técnicos não consegui postar, então aqui está o post sem alterações:

Yo, minna. Cumprimento em japonês porque hoje é dia do Otaku e em comemoração vou fazer um post sobre isso.

O que significa otaku? Em japonês é um termo usado pra chamar qualquer tipo de viciado, mas nós ocidentais adotamos a palavra como forma de chamar os viciados em animes e/ou mangas. “Existe” um feminino de otaku adotado no ocidente: Otome (que no japonês não tem nada a ver com otaku) mas é pouco usado.

Breve história dos animes e mangas

Tudo começa perto de 1760, quando um pintor japonês chamado Katshushika Hokusal criou o termo manga juntando as palavras man (divertida) e ga (imagem).

Katshushika Hokusal pra quem não sabe é o criador daquelas famosas ondinhas japonesas:

Mas naquela época esse era só um dos nomes usados para os desenhos, por volta de 1890, Rakuten Kitazawa, um mangaka (autor de manga) aplicou o termo exclusivamente para quadrinhos.

Algumas pessoas consideram Rakuten como o pai dos mangas:

Os mangas só se tornaram realmente populares quando com o mangaka Osamu Tezuka (1928 – 1989) conhecido no japão como “o deus do manga”.

Os leitores mais velhos ou da minha idade devem se lembrar dos trabalhos do Osamu-sensei, pra quem não faz nem ideia de quem ele é vão aqui alguns de seus mangas que se tornaram animes populares na década de 80:

Jungle Taitei (Kimba, o Leão Branco) o primeiro anime que eu assisti, e amei =P

Astro Boy

Ribon no Kishi (A princesa e o Cavaleiro) pense só no impacto social desse manga na época

Mahha Gō Gō Gō (Speed Racer) esse todo mundo conhece xD

Outro motivo pro Osamu-sensei ser conhecido no Brasil é por sua grande amizade com o Maurício de Souza, que representou os personagens de Osamu nos quadrinhos da Turma da Mônica, tanto nos antigos quanto na turma da Mônica jovem.

 

Lembro de ter lido um gibi do meu irmão mais velho onde o Maurício lamentava a morte do mangaka com esta imagem.

Os animes por sua vez tem o nome originado da palavra animation, as primeiras animações americanas apareceram em 1900 com um vídeo chamado “The Enchanted Drawing” feito por J. Stuart Blackton, seguido por uma vídeo chamado “Humorous Phases of funny face” em 1906, sem som e com uma animação de poucos quadros (só um na verdade xD, assistam e entenderão a piada) feita com giz.

No Japão eles não tinham ideia sobre as técnicas de animação, mas a companhia Tennenshoku Katsudo Shashin (Tenkatsu) pediu ao mangaka Oten Shimokawa que criasse um filme animado, então em 1917 surge “Imokawa Mukuzo Genkanban no maki” (Mukuzo Imokawa e o guarda da entrada). Infelizmente não tem vídeos pra isso, no youtube tem uns que dizem ser desse anime, mas aparentemente estão errados.

Em 1958 nasceu (graças a kami-sama) uma das maiores empresas de animação japonesa a Toei Animation, cuja primeira animação foi Hakujaden (A lenda da serpente branca).

A empresa teve sucesso, mas assim como no manga, quem deixou os anime famosos foi Osamu Tezuka, mas vejamos alguns trabalhos da Toei pra todo mundo entender o porque do “graças a kami-sama”.

 

Ou seja, se você teve uma infância feliz assistindo tv, se você é um otaku hoje ou se você é fã de Daft Punk, agradeça à Toei.

Só uma curiosidade pros fãs de mechas (robôs gigantes) o primeiro anime com eles foi Mazinger Z (1972).

Meus animes e mangas favoritos (não necessariamente nessa ordem) pra quem quiser saber:

Suzumiya Haruhi no Yuuutsu

(meu vício completo é por esse anime @.@ com certeza o number 1)

 

Deadman Wonderland

Kuroshitsuji

Mirai Nikki (só o manga é bom)

Seikai Ichi Hatsukoi

Minha anime list com quase todos os animes que eu já assisti:

http://myanimelist.net/animelist/KDM_

Fiquem com um vídeo que eu achei legal pro momento já que tem um monte de animes nele e uma música legal =X :

Share Button

Comments (Close):2

Leave a Reply
  1. Leandro 12/05/07

    “Go speed racer goooooooo!!!!”
    Eu gostava desse anime…

    Em Dragon Ball, há um personagem chamado Kami-Sama. Seria um easter egg ?

  2. hellen 12/05/08

    kami em japonês significa deus….

TOP
Plugin dos mesmos criadores deBrindes :: More at PlulzWordpress Plugins