Home > Ciência | Curiosidades | Física > conheça a nanocelulose

conheça a nanocelulose

Guarde bem esse nome: Nanocelulose. Esse produto promete revolucionar o mercado como alternativa eficiente e barata para substituir plásticos e outros materiais.

Também conhecida como celulose nanocristalina ou nanocristais de celulose, é obtida através do processamento da polpa da madeira, que em seguida é ‘purificada’ (para remover as impurezas) e hidrolisada com ácido, formando minúsculos cristais.

Nanocelulose

Nanocelulose

O resultado desse processo é uma pasta espessa que pode ser aplicada em superfícies, na forma de laminado ou formando nanofibrilas.

As nanofibrilas são densas e rígidas, e podem ser prensadas em diferentes formas e tamanhos. Quando liofilizado, torna-se um material leve, absorvente e isolante térmico e acústico.

A matéria-prima é fácil de conseguir. Galhos de árvores e até mesmo pó de serra podem ser utilizados em sua fabricação.

Por ser transparente, está sendo utilizado pela Pioneer para fabricação de telas flexíveis. A IBM está desenvolvendo componentes para computadores a partir da nanocelulose.

O que mais chama a atenção é sua resistência e custo. A nanocelulose é oito vezes mais resistente à tração do que o aço inoxidável (com a vantagem de ser bem mais leve), o que atrai interesse da indústria automotiva. Por ser de origem renovável, seu custo é baixíssimo, se comparado ao seu maior concorrente, o nanotubo de carbono. Estima-se que seu custo, se produzida industrialmente, seja de alguns dólares por quilograma, enquanto que os nanotubos de carbono são comercializados a cerca de US$250 / grama.

 

Fonte: http://www.gamevicio.com/i/noticias/138/138243-nanotecnologia-da-madeira-promete-superar-plasticos/index.html

, , , , , ,

Comments are closed.

TOP
Plugin dos mesmos criadores deBrindes :: More at PlulzWordpress Plugins

Switch to our mobile site